Thursday, 28 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
18/01/2016

Vem conhecer Lucena

Lucena é tudo de bom, junte seus familiares e amigos e venham conhecer este paraíso no litoral norte da Praíba

A primeira cidade do litoral norte paraibano, rica em inúmeros atrativos naturais, histórico- culturais capazes de atrair diversos turistas de várias localidades do mundo em todas as estações do ano. Tradicionalmente conhecida pelos eventos que realiza, sendo o carnaval de maior representatividade no calendário turístico municipal. Durante cinco dias a cidade fica inteiramente lotada de turistas, a quantidade de visitantes chega a ser três vezes maior que a da população local.

Os potenciais turísticos são vários. Uma característica muito peculiar da cidade é o mar tranqüilo, com poucas ondas. Ao longo dos 15 km de faixa de praias, encontram-se as seguintes: Costinha, Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso. Nestas é possível observar uma mistura entre areia clara e escura durante toda a faixa, ainda é notada a forte presença de águas azuis e esverdeadas, reina também os coqueiros que chamam a atenção pela sua altura e beleza.

Há também os mangues e manguezais e as lagoas naturais como as do Mangue da Capivara e dos Homens. Além desses, há os rios e as falésias localizadas na praia de Bonsucesso. Existem locais adequados para mergulho, canoagem e diversas outras modalidades de esportes náuticos.

Outro atrativo muito procurado pelos admiradores de esportes e aventura são as trilhas ecológicas, existem várias, muitas até mesmo com mata atlântica natural e lagoas com águas transparentes. As trilhas podem ser feitas a pé, moto, bicicleta e inclusive carro.

A certa distância da praia de Lucena, muito próximo ao Rio Miriri (local de encontro com o mar) são encontradas pedras e água escura devido ao rio. Cruzando um trecho raso do rio e caminhando mais 300 metros é fácil de conhecer as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso , sendo um bem tombado pelo IPHAEP. Outro importante atrativo histórico-cultural é o Santuário de Nossa Senhora da Guia , distante cerca de nove quilômetros do centro da cidade, foi construído sobre um penhasco com total visão para a foz do Rio Paraíba.

As manifestações tradicionais e populares são muitas. A festa de Nossa Senhora da Guia, realizada no mês de dezembro em Costinha, dividida em parte religiosa e profana. No mês de março, acontece a tradicional festa de São José em Fagundes. Em junho, celebra-se a festa de Santo Antônio em Gameleira, São Pedro em Costinha e Lucena e Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro da cidade. No mês de dezembro, a comunidade de Ponta de Lucena realiza a festa de Nossa Senhora da Conceição.

,

Fonte: EcoViagem