Thursday, 18 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
16/09/2019

Campanha Municipal de Vacinação contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde está realizando ações de divulgação e atualização de vacinação da população lucenense, principalmente na prevenção ao sarampo.

Nesta sexta feira, 13/09/19, foram realizados atividades educativas, além de vacinação e orientações, no PSF III Arlete Clemente .  O evento acontece em todas as outras cinco unidades de saúde da família da cidade e conta com o apoio da Secretaria de saúde através da  Coordenação de Imunização. Na ocasião,  a Secretária de Saúde informou aos presentes que a rede está disponível para atender aos usuários e que o município, devido atingir seus indicadores na parte epidemiológica, conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde para o andamento das ações.
    A Coordenadoria de Vacinação informa que o esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina com componente sarampo para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade. Uma dose da vacina também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos. É importante lembrar que a dose zero também está disponível para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.
    Segundo a Secretaria Estadual de Saúde essa dose não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser agendada a partir dos 12 meses com a vacina tríplice viral e aos 15 meses com a vacina tetraviral ou tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. É importante lembrar que quem já tomou duas doses durante a vida não precisa mais receber a vacina. Se não há comprovação de vacinação nas faixas indicadas, há necessidade de adultos receberem a vacina. A caderneta de vacinação é um documento pessoal muito importante e deve ser guardada por toda a vida.
 O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. Apenas a vacinação pode prevenir a doença!

Campanha de Vacinação contra o Sarampo

+ Ciência e Saúde